Luciano Legaspe

03 de novembro, 13h00 às 14h00

Demonstrar uma nova possibilidade para enxergar e entender o lixo como fonte de negócios e oportunidades, compreender que hoje somos manipulados pelos interesses das empresas coletoras de lixo e pelo poder público a acreditarmos que o lixo é um produto sem valor, no máximo um material de subsistência para o catador, mas nunca como uma fonte de oportunidades descartada em grandes volumes, gratuita e disponível.

Luciano Legaspe

Mestrado com foco na área ambiental em Geografia (Humana) pela Universidade de São Paulo. Consultor do PNUD-Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento do Plano Nacional de Eliminação de CFCs no Brasil. Exerceu a função de professor do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas e da Universidade Mogi das Cruzes. Foi o idealizador e atual diretor da Escola de Reciclagem (www.escoladereciclagem.com.br), com o objetivo de desenvolver projetos práticos demostrando como uma casa pode funcionar de maneira sustentável.

É técnico ambiental da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo-CEAGESP há 31 anos. Co-responsável pela elaboração do Manual de Boas Práticas na Gestão dos Resíduos Orgânicos pela CEAGESP/CETESB.
Vencedor do 3º Benchmarking Ambiental Brasileiro, Mais Projeto e vencedor do prêmio von Martius na categoria Humanidade, Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, com o Projeto de Reciclagem Integrada na CEAGESP.