A nova forma de pensar dos empreendedores brasileiros

Mariana Castro no Fórum VAGASMariana Castro é jornalista e autora do livro “Empreendedorismo Criativo – como a nova geração de empreendedores brasileiros está revolucionando a forma de pensar conhecimento, criatividade e inovação”. Foi ela quem finalizou o painel de palestras do dia 4 de novembro dentro do Fórum VAGAS edição HSM ExpoManagement 2014.

Quais são as novas empresas brasileiras que estão inventando novos produtos e serviços? Quem são os jovens talentos brasileiros que trocam cargo e estabilidade pela possibilidade de trabalhar no que acreditam, criando projetos em que o valor compartilhado é o que conta? Esses e outros questionamentos foram abordados na apresentação de Mariana no auditório da VAGAS.com.

A jornalista está a frente de uma empresa produtora de conteúdo, chamada F451. Para expor todo o conhecimento adquirido sobre o tema do empreendedorismo criativo, ela baseou-se no estudo denominado GEM – Global Entrepreneurship Monitor.

Segundo a pesquisa, no ano de 2013 o Brasil bateu recorde de empreendedorismo por oportunidade, com os números atingindo 71%, o que contrasta com os resultados do ano de 2002, quando os índices alcançavam apenas 42,4%. Ainda de acordo com o estudo, ter o próprio negócio é o terceiro maior sonho da população brasileira.

“As notícias boas terminam aqui”, brincou Castro. Isso porque os resultados provenientes da pesquisa revelaram que não há inovação na maioria dos negócios abertos no País. 98,8% dos empreendimentos não trazem qualquer novidade em seus produtos e serviços e 99,5% deles usam tecnologia criada há mais de cinco anos. Quais seriam os motivos? Embora o brasileiro já esteja muito próximo do universo empreendedor, isso não é refletido no conteúdo escolar, o que não favorece de forma alguma o sucesso de um novo negócio. Conhecimento técnico é algo de extrema importância.

“As oportunidades estão aí”, continuou Castro. No auditório da VAGAS.com, ela revelou que a população está muito aberta ao novo. Cabe aos novos empreendedores a coragem de se reinventarem. Para a jornalista é necessário estar aberto às novidades e “correr atrás” delas. Foi o que a própria Mariana Castro fez ao deixar um emprego estável e perseguir o sonho de trabalhar diretamente com o tema da inovação. Logo em sequência, “o universo conspirou a favor” e ela recebeu a proposta de realizar uma pesquisa para a produção de seu livro. O critério principal usado no projeto foi pesquisar empresas que estivessem de fato buscando inovação em seus produtos e serviços.

Quanto aos líderes idealizadores desses projetos, Castro descobriu que eles têm em comum as seguintes características:

  • Possuem acesso a grandes volumes de informações;
  • Usam conceitos de rede;
  • São bons em curadoria, entregando o que fazem de forma “sedutora”;
  • São bons em execução, pois boas ideias não são suficientes se não puderem ser colocadas em prática;
  • São líderes flexíveis, ágeis, atentos à mudança e destemidos em relação a ela;
  • Buscam transformar o mundo em que vivem, usando a criatividade.

Castro fechou o assunto compartilhando que o maior dos fatores de sucesso é o propósito de vida profundamente entrelaçado aos negócios. Como um propósito não é algo que “se compra em uma prateleira”, a chance de prosperidade de cada uma dessas empresas se encontra justamente neste fato: a exclusividade. Aí também se encaixa perfeitamente a atitude “rock´n roll” que mescla conhecimento, coragem e ousadia mesmo quando ninguém mais acredita em uma ideia. Ela própria parece praticar com leveza esses conceitos.

Confira a cobertura completa do Fórum VAGAS aqui no site e nas redes sociais da VAGAS.com.



1 comentário

  1. 05/11/14 @ 11:43 am EUDIO BRAZ DO AMARAL

    …Conteúdo de valor para pessoas e o mundo corporativo.

Sorry, the comment form is closed at this time.