Neuromarketing e o mercado

Wesley Barbosa no Fórum VAGAS

Penúltimo palestrante do Fórum VAGAS, Wesley Barbosa, líder de desenvolvimento de parceiros do Facebook, emocionou e divertiu um auditório lotado ao falar sobre neuromarketing nesta quarta-feira. O executivo começou a palestra pedindo para a plateia relaxar. E tirou os sapatos, seguindo descalço até o final. “Não sou neurocirurgião, sou formado em administração. Mas tenho fascínio pelo cérebro. Para mim, é uma das maiores obras de arte do mundo.”

Barbosa disse que o marketing não funciona porque cometemos o maior erro da humanidade: perguntar o que as pessoas querem. “As pessoas não sabem o que elas querem. Elas só sabem após nós mostrarmos a elas”, afirmou. Mas como funciona o cérebro? Onde está o botão de compra nele? Segundo a neurociência, o cérebro reptiliano controla nossos instintos mais básicos e primitivos e é através dele que tomamos nossas decisões – inclusive as de compra.

“Somos todos répteis”, enfatizou. Explicando como o neuromarketing funciona, ele citou artimanhas adotadas por praticamente todos os restaurantes à la carte. “O restaurante não quer lhe vender o prato mais caro. Ele está lá para gerar comparação. É o produto chamariz, criado apenas para que o consumidor possa comparar e escolher.” O cliente acaba escolhendo o segundo prato mais caro do cardápio achando que fez o melhor negócio.

Citou como compras com cartão de crédito não fazem com que o consumidor registre a perda de dinheiro e outros estímulos muito usados no neuromarketing, como o adotado pela Nike, cujos slogans falam diretamente ao consumidor – ‘Yesterday you said tomorrow’ (Ontem você disse amanhã) e ‘You can do it’ (Você consegue).

“Eu estou conversando com o seu botão de compra”, disse.

No final eletrizou a plateia com algumas propagandas sensacionais, como a do lançamento do Peugeot 208 e uma campanha da Coca-Cola. “A marca é muito mais forte que o gosto e quem vai discordar disso?”, perguntou após o segundo vídeo. E quanto ao uso do cinto de segurança? Quem não usa apenas para não ser multado? “Mas não usar o cinto de segurança faz você perder a sua família e sua família perder você. “E emocionou muita gente ao mostrar uma campanha veiculada no Reino Unido para incentivar o equipamento. No final, arrancou aplausos de um auditório lotado e de um estande também cheio, que não tirou os olhos do telão que transmitia a palestra ao vivo.

Continue acompanhando a cobertura completa do Fórum VAGAS aqui no site e nas redes sociais da VAGAS.com.



Sorry, the comment form is closed at this time.