Mapa VAGAS de Carreiras, um case de inteligência de dados

Ronie UlianaEm agosto a VAGAS.com lançou o Mapa VAGAS de Carreiras, um serviço gratuito online desenvolvido com inteligência de dados a partir de 8,5 milhões de currículos. À frente do projeto, o arquiteto de software Ronie Uliana conta nessa entrevista o processo de desenvolvimento do site.

Como foi desenvolver um projeto de inteligência de dados a partir de oito milhões e meio de currículos?
Foi, e ainda é, um processo com muitas surpresas.  Dados “contam” histórias e revelam informações preciosas. Não por acaso, esse processo costuma ser chamado de “mineiração de dados”. Na verdade, a experiência de achar ou entender algo único não tem comparação.

Por exemplo, quando descobrimos como as pessoas se movimentam nos cargos operacionais e quais são os caminhos de “escape” para funções mais especializadas e bem remuneradas. É  realidade de 8 milhões de pessoas, cada uma nos contando um pedacinho da sua história e dando uma mostra do comportamento da sociedade em relação ao emprego.

Qual a importância do Mapa VAGAS de Carreiras para profissionais e empresas?
Ele é um retrato atualizado do que acontece no mercado e mostra uma visão ampla de como os profissionais dirigem suas carreiras. É uma ferramenta para planejamento da carreira quanto para comparação da sua função atual.

Para empresas, pode subsidiar a elaboração de um plano de carreira consistente, política de remuneração, atração de talentos e apoiar várias ações. O benefício mais importante é a visão estratégica de como o mercado de trabalho se comporta, revelando como as mudanças na carreira realmente acontecem. Isso possibilita, por exemplo, um planejamento mais eficiente de contratação em caso de expansão da empresa.

Por que apresentar este case no Fórum VAGAS edição HSM é relevante?
Fala-se muito sobre “inteligência de dados”, “Big Data” e outras buzzwords similares, mas é muito rara a oportunidade de ver um caso real onde isso é aplicado, com aprendizados reais, com sucessos e fracassos.

Não tem sentido apresentar fórmulas e algoritmos em um evento como a HSM. Mas sim sua aplicação e como pode ser um diferencial competitivo. Na era da informação, com vastas massas de dados, prevalece quem souber colocá-las em bom uso.

 

Conheça o Mapa VAGAS de Carreiras acessando aqui!
Confira a matéria no VAGAS Profissões.



1 comentário

  1. 05/11/14 @ 8:42 pm Barbara cristina silva

    Muito bom

Sorry, the comment form is closed at this time.