Inovações e desafios foram temas das palestras do Fórum VAGAS

Fórum VAGAS edição HSM ExpoManagement 2014

A VAGAS.com participou pela terceira vez consecutiva da HSM ExpoManagement, o maior evento sobre gestão da América Latina, que aconteceu durante os dias 3, 4 e 5 de novembro no Transamérica ExpoCenter em São Paulo.

Para refletir sobre a postura das empresas, analisar tendências pioneiras e compartilhar o que acontece de mais interessante no mundo do empreendedorismo, o Fórum VAGAS trouxe para o evento uma série de palestras que possibilitaram aos visitantes do estande alguns caminhos para superar os desafios das instituições brasileiras nos próximos anos.

“A participação da VAGAS.com foi espetacular. Depois de assimilar os erros do passado, acrescentamos mais conteúdo nesse evento de gestão e empreendedorismo. A gente sai alimentado pela possibilidade de entrar em contato com tantas pessoas incríveis e por ter trazido conteúdo relevante para suas empresas e suas vidas”, avaliou Mario Kaphan, fundador da VAGAS.com.

Pensamentos inovadores em pauta
No dia de abertura, dois assuntos recorrentes no dia a dia da VAGAS foram temas de palestras: inovação e gestão horizontal. Na primeira palestra da segunda-feira o geógrafo Luciano Legaspe explicou aos presentes algumas formas de transformar lixo em negócio, utilizando experiências feitas em sua própria casa para ilustrar as possibilidades que esse mercado oferece.

Na sequência o auditório do Fórum VAGAS recebeu o arquiteto de software Ronie Uliana, um dos responsáveis pela criação do Mapa VAGAS de Carreiras, ferramenta online que permite a qualquer internauta acesso a informações coletadas no banco de dados do site, ilustrando de forma ágil os caminhos e conexões de mais de 6,5 mil cargos.

O terceiro palestrante, Maurício Vianna, CEO Global da MJV, falou sobre como as escolas de negócio estão se apropriando do Design Thinking para mudar a percepção de clientes sobre marcas e serviços. Para isso a inovação baseia-se em quatro pilares: empatia, colaboração, “prototipação” e implantação – todas esmiuçadas durante a apresentação.

O encerramento do primeiro dia de atividades no Fórum VAGAS ficou a cargo do empresário Mario Kaphan, que conversou sobre a experiência da gestão horizontal da VAGAS.com, companhia da qual é um dos fundadores e onde 160 colaboradores trabalham sem nenhuma forma de hierarquia – além de não possuir metas ou budget.

A felicidade e o futuro do empreendedorismo
Um dos convidados mais esperados da HSM ExpoManagement 2014, o professor norte-americano Tal Ben-Shahar atraiu muitos curiosos e interessados em aprender sobre Psicologia Positiva para o estande da VAGAS.com. Esbanjando simpatia, ele soube arrancar risadas da plateia e salientar que a o segredo da felicidade é “aprender a encarar a realidade.”

A utilização das redes sociais como ferramentas foi tema da palestra do escritor Augusto de Franco, conhecido pelo trabalho desenvolvido na Escola-de-Redes, que prega, entre outras coisas, a queda do sistema piramidal, comum na maior parte das empresas do país, em troca de um ambiente baseado em redes distribuídas e não centralizadas.

O tema não poderia encaixar melhor com a exibição seguinte, ministrada pelos executivos Artur Tacla e Vicente Gomes, ambos sócios da Corall. Durante uma hora a dupla revelou como um grupo de executivos visualizou melhoras na gestão das instituições brasileiras e traçou caminhos para transformar esse panorama em realidade.

O fim da terça-feira foi marcado pela análise feita pela jornalista Mariana Castro após estudar casos específicos de empresas nacionais que têm a inovação em seu DNA. As formas de gerenciamento e atitude dessa geração de empreendedores, caracterizada por profissionais que desafiam paradigmas para realizar seus sonhos, encerrou com ânimo o ciclo de palestras do segundo dia de atividades do estande.

Sonhos e paradoxos encerrando um ciclo
O último dia de palestras do Fórum VAGAS na HSM ExpoManagement 2014 tratou de assuntos ligados ao futuro do mercado de trabalho. Ministrada por Danilca Galdini, sócia-diretora da NextView People, a primeira exibição da quarta-feira revelou aos presentes os anseios e sonhos de 51 mil jovens que responderam à 13ª edição da pesquisa “Empresa dos Sonhos dos Jovens” – ajudando a traçar um panorama da mão de obra que ocupará o mundo corporativo nos próximos anos.

Depois dela o estande recebeu a bióloga e pedagoga Andrea Peçanha, que explicou por meio de exemplos como a união de forças entre ONGs (Organizações Não-Governamentais) e empresas do setor privado conseguem gerar valor compartilhado e produzir ações com impacto positivo para a sociedade.

O funcionamento do neuromarketing foi abordado com muito bom humor por Wesley Barbosa na terceira palestra do dia. Nela, o consultor do Facebook atraiu a atenção de centenas de pessoas que lotaram a parte externa do auditório ao mostrar como a parte irracional do cérebro decide o que as pessoas fazem – e como a mídia se aproveita disso.

Encerrando o ciclo de palestras da terceira participação da VAGAS.com na HSM ExpoManagement, o professor de engenharia Silvio Meira inundou o auditório com os paradoxos da inovação, uma lista de fatos e questões que prometem provocar quem quer empreender e inovar dentro do ambiente corporativo.



Sorry, the comment form is closed at this time.