“Inovação não é só tecnologia, ela está em todas as áreas”, diz Silvio Meira

Silvio Meira é professor titular de engenharia de software do centro de informática da UFPE, fundador e cientista-chefe do C.E.S.A.R (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife)fundador e presidente do conselho de administração do Porto Digital e co-criador de uma das primeiras redes de business designers do brasil, a IKEWAI. Em 2013, faz parte da rede que cria ARIES, a agência RECIFE para inovação e estratégia. No ano letivo 2013/2014, é Faculty Associate do Berkman Center, Harvard University. Meira é colunista do terra magazine, comentarista da Rádio CBN e consultor de políticas e estratégias de negócios digitais e informação, redes sociais, TICs e inovação. Autor de mais de duzentos e cinquenta artigos científicos e muitas centenas de textos sobre tecnologias da informação e seu impacto na economia, sociedade e pessoas, além de autor do livro NOVOS NEGÓCIOS INOVADORES DE CRESCIMENTO EMPREENDEDOR NO BRASIL, publicado pela casa da palavra em outubro de 2013 e já na segunda impressão, Meira já supervisionou mais de uma centena de teses e dissertações de PhD e MSc. Silvio Meira vai palestrar no Fórum VAGAS no dia 5 de novembro, às 17h30 às 18h30. Confira porque você deve estar lá:

Por que o tema – Os paradoxos da Inovação – é importante na agenda das empresas atualmente?

SM: O tema é importante porque a inovação está presente no cotidiano e na rotina das companhias, e na nossa vida pessoal também. Na minha exposição, eu quero desmistificar o emprego da palavra inovação no discurso organizacional, que muitas vezes, as pessoas acham que está ligada diretamente a área de tecnologia, e isso, nem sempre é uma verdade. Na minha concepção, a inovação é a simples mudança de comportamento de agentes de mercado, de consumidores e empresas. A inovação depende de uma gama de fatores para acontecer como métodos, capital humano, palestras, marco regulatório, posicionamento de marcas, propostas de valores e outras questões subjetivas e imensuráveis no curto prazo. Vou aprofundar esse tópico na minha participação no evento.

O que a inovação pode mudar no mundo dos negócios?

SM:  A inovação é fundamental para as organizações, pois as tornam capazes de gerar riqueza e, assim, se manterem competitivas em mercados globalizados. Em um mercado tão acirrado, as empresas costumam usar os concorrentes como referência para promover suas próprias iniciativas de inovação. Nesse contexto, as estratégias de inovação tendem a ser parecidas dentro de um mesmo nicho de mercado. O grande desafio da inovação no mundo dos negócios consiste em enxerga mercados até então inexistentes ou pouco explorados, que tenham potencial de se consolidar em um médio prazo. Isso faz com que empresas inovadoras se posicionem a frente de suas concorrentes.

Qual é a importância de um evento como a HSM Expomanagement?

SM:  Eventos como a HSM Expomanagement que promove o debate e a exposição de ideias é benéfico para a sociedade, além de ser um prazer participar como palestrante. As pessoas trocam experiências, se atualizam, têm a oportunidade de se envolver em temáticas novas e acaba aumentando exponencialmente os seus, respectivos, networking. Considero o fórum sofisticado e bem proveitoso.



Sorry, the comment form is closed at this time.