Pense dentro da caixa

Você deve ouvir com muita frequência a frase “pense fora da caixa”, certo? Mas afinal o que é a caixa? Wesley Barbosa em palestra no auditório Fórum VAGAS nos fez a seguinte reflexão “considere a famosa caixa como seu cérebro, então precisamos mesmo é pensar dentro da caixa”.

A necessidade é a mãe da inovação, alguns pontos importantes para que ela possa acontecer naturalmente é encorajar mais a falha e respeitar a anatomia individual de cada indivíduo. Wesley ainda citou a seguinte frase de William Mcknight da 3M “Contrate pessoas boas e as deixe em paz”.

Wesley no auditório Fórum VAGAS

Wesley no auditório Fórum VAGAS

Foi comentado ainda que é preciso criar uma necessidade, ideias inovadoras ajudam a solucionar algum problema, algo que poderia ser melhor. É bom lembrar que ser único nem sempre é ser útil.

Barbosa criticou ainda os modelos tradicionais de brainstorming “Ele precisa ser eliminado da terra, esse processo odeia ideias ridículas e precisamos delas para inovar, dependendo como o brainstorming é feito acaba inibindo as pessoas”, a sugestão do Alagoano é utilizar a técnica com post-it, sem colocar os nomes de quem está dando a ideia, segundo ele isso ajuda que boas sugestões sejam excluídas por problemas pessoais entre pessoas, por exemplo.

Outro ponto citado é “menos é mais”, extraia aquilo que você acreditava ser essencial, a simplicidade já muito dita por Steve Jobs em suas invenções. Barbosa fez a seguinte pergunta “O que você tiraria do iPhone? Alguns disseram a tela, outros a maçã, mas e se tirássemos a função de telefone?

Outro fundamento da inovação citado na palestra foi pegar em um produto que já existe e deixá-lo ainda melhor, incluir uma função. Alguns exemplos citados: no Japão, as mulheres costumam usar saias curtas no verão, então elas se transformaram em “outdoor” para divulgar produtos com foco no público masculino.

E ainda uma mochila que quanto mais pesada ela estiver, é feita massagem com movimentos de shiatsu e que tal fazer compras enquanto espera o metrô? Isso foi pensado por um supermercado coreano.

Para encerrar o bate-papo, Barbosa disse “crie atributos para gerar valor e a moral da história dessa palestra é: pense dentro da caixa”.



Sorry, the comment form is closed at this time.