Educação Corporativa a Distância: Cenários, Inovações e Tendências

O Brasil é o campeão em uso de mídias digitais, segundo o Ibope são mais de 102 milhões de brasileiros conectados, desse número, 67% já utilizam a tecnologia para a educação. O modelo tradicional de aula das escolas em que o professor apenas transmite o conhecimento já não é mais suficiente para despertar o interesse do aluno.

Segundo Marta de Campos Maia em palestra no auditório Fórum VAGAS, a tendência é que esse padrão de aula tradicional acabe e para ela “ele já vai tarde”. O jovem de hoje gosta de usar múltiplas fontes de multimídia ao mesmo tempo, quer informação rápida. A gerações atuais já nascem conectadas: “é como se a tecnologia fosse uma extensão de seus braços” disse a palestrante.

Marta falou sobre educação a distância

Marta falou sobre educação a distância

E qual seria então a saída para inovar na educação? Para Marta, precisamos jogar fora nosso modelo atual de ensino e transformar o processo, colocar apenas computar nas salas de aula não resolve, o aprendizado depende da motivação do aluno.

Já são mais de 5 milhões de pessoas matriculadas em cursos a distância, seja pós-graduação, graduação ou cursos de extensão. Para Marta, as empresas precisam enxergar o aluno que se propõe a fazer um curso a distância sem preconceito, pois ele aprende a gerenciar o seu próprio aprendizado.

A palestrante mostrou ainda diversas plataformas de universidades renomadas que já oferecem conhecimento compartilhado pela internet, como exemplo citou algumas internacionais, mas também duas brasileiras: a e-aulas USP e o veduca.com.br. “O futuro são universidades abertas e cada vez mais flexíveis, compartilhar conhecimento é ainda outra tendência para a educação”.

Por fim, Marta disse que estudar é um desafio eterno para nossa mente e que o futuro pede muita tecnologia, o aspecto humano continua sendo o principal “Nenhum professor será substituído, eles só precisam inovar seu processo de ensino, trazendo o aprendizado para a realidade do aluno”.



Sorry, the comment form is closed at this time.