Philip Kotler revela 8 estratégias para seu negócio crescer

Assim que abriu o espaço da Mostra de Conteúdo e Soluções no dia 6, o estande da VAGAS ficou lotado, todos queriam o acesso para a palestra de um dos maiores mestres do Marketing da história, Philip Kotler.

Simpático, ele começou sua apresentação dizendo que não deveria estar aqui já que o Brasil tem comprado algumas empresas americanas, seu país. Declarou admirar nossa expansão e o caminho que estamos percorrendo para nos tornamos um grande player na economia mundial e refletiu:

Kotler em palestra no auditório Fórum VAGAS

Kotler em palestra no auditório Fórum VAGAS

“O Brasil não tem nenhuma marca conhecida globalmente, essa questão é interessante, se você for em Chicago, por exemplo, e perguntar se alguém conhece uma marca brasileira, acredito que a resposta será não. Acho que vocês deveriam fazer mais”.

No momento, crescer é a palavra da vez, segundo Kotler. As empresas não devem querer crescer para adquirir poder, comprar empresas e negócios e ter um CEO importante, é preciso atingir o crescimento com lucratividade, esse deve ser o motivo real. Ele ainda afirmou que o momento da economia e em qual economia você está inserido, são fatores determinantes para o sucesso da sua empresa.

Kotler falou bastante sobre questões econômicas, o cenário anterior, o atual e um pouco do futuro. Usou muito como exemplo a China, um país que é grande exportador e agora tem investido muito em seu público interno, dando mais poder de compras para sua população. Para ele, é o que o Brasil também precisa fazer: exportar mais.

Foram 15 visitas de Kotler no Brasil, nessas vindas teve a oportunidade de conhecer algumas cidades e afirmou “Vocês têm um enorme potencial de crescimento aqui, se as cidades forem bem administradas, elas podem se tornar poderosas” e contou “Estou escrevendo um livro com meu irmão, nele defendemos que as cidades são mais importantes do que as nações. Basta lembrarmos dos exemplos de Esparta e Atenas na Grécia ou Veneza na Itália”.

Sugeriu ainda ao país mais alguns aprendizados: expandir seu mercado para os vizinhos, ser o país exemplo para a América Latina, fazendo-os de laboratório e ajudar a Bolívia a se recuperar.

Auditório Fórum VAGAS durante palestra de Kotler

Auditório Fórum VAGAS durante palestra de Kotler

Estamos na 3ª Revolução Industrial, a tecnológica. Kotler brincou “Nunca imaginei que aqui teria um trânsito pior que o de Chicago, peguei um helicóptero, fiz o percurso em 10 minutos. Os jovens precisam ficar atentos nas novas tecnologias que vão mudar o mundo. Precisamos de inovações que revolucionem, como foi o surgimento do carro na época”. Outro ponto fundamental questionado por ele foi a falta de qualidade no ensino primário, ele deixou a pergunta “Será que estamos desenvolvendo pessoas capazes para exercer suas profissões no futuro?”.

Questionado sobre o papel do marketing nos dias atuais, Kotler disse “Passamos por mudança na forma de se comunicar, o marketing se tornou mais difícil e ao mesmo tempo mais fácil, pois existem muitos canais e formas para vender, o que as pessoas falam podem afetar sua venda. Agora a facilidade vem porque se você conhecer seu público-alvo com precisão, e o Big Data será cada vez mais aliado para isso,aliás fiquem de olho nele, ele vai permitir o “marketing a laser”.

Para finalizar, anote aí as oito estratégias do mais novo livro (Marketing de crescimento) do mestre Kotler que vão ajudar o crescimento do seu negócio:

1- Aumente seu Market Share, conheça seus concorrentes e expanda seu negócio no mercado;
2- Tenha clientes fiéis, eles estarão engajados com você quando quiserem ajudar com ideias para seu próximo produto;
3- Cresça internacionalmente e regionalmente;
4- Construa uma marca muito forte, a Apple e Nike são bons exemplos, o segredo é criar plataformas como o iTunes;
5- Inove, o que Kotler mais gosta é a ideia de construir um novo modelo de negócios, crie novas experiências;
6- Trabalhe mais perto do governo, torne-se uma empresa público-privada.
7- Torne- se uma empresa mais cuidadosa, isso inclui também problemas mundiais;
8- Leiam o livro para descobrir a última, brincou Kotler. Mas depois não resistiu e contou: seja uma empresa mais 3.0, ou seja, entenda os consumidores mentalmente e emocionalmente.



Sorry, the comment form is closed at this time.