“O desemprego será tecnológico”, diz Gil Giardelli em palestra

A penúltima palestra do dia, dentro do estande da VAGAS no HSM (Inovação e Empregabilidade) foi ministrada por Gil Giardelli, um dos maiores especialistas brasileiros em inovação digital e cyberativismo. O início do discurso questionou a afirmação do palestrante anterior, Philip Kloter:

“Não acho que o Brasil estará maior que a China e o motivo é que eles tem dentro de si o conceito de que todos prosperarão. Será que nós seguimos o mesmo modelo?”

Gil Giardelli no estande da VAGAS

Gil Giardelli no estande da VAGAS

Ele seguiu questionando, dessa vez, em relação à Europa: O que podemos pensar de uma sociedade onde pessoas pagam suas contas com um cartão de crédito onde se vê estampado o rosto de Karl Marx?

Quanto ao futuro dos empregos, o palestrante apresentou a tendência mundial de que nossos trabalhos serão resolvidos pela tecnologia. “O desemprego será tecnológico. Um computador ensina cinco vezes mais rápido que um ser professor humano, por exemplo. Nós restará então, muito tempo em nossas vidas para outra atividade: pensar”, afirmou ele.

Inversão de valores? Confusão de valores? O fato é que estaríamos entrando na era em que os valores comandam as empresas. Segundo Gil, vivemos um verdadeiro embate entre a sociedade do consumo contra a sociedade do conhecimento. São os valores que nos levarão para a frente. A tendência é que cada vez mais conteúdo seja produzido pelas pessoas e compartilhado por elas para o bem geral. E a ética é parte importante no processo.

Ainda na visão do especialista, a falta de interesse, no Brasil, em investir em educação que de fato desperte o melhor nas pessoas pode estar segurando o país nessa corrida em direção ao futuro. Conversas com o mobiliário das cidades, médicos operando à distância, e propaganda em vídeo em caixas de leite ilustram um pouco do que virá. Para nós brasileiros, fazer parte disso é uma questão de entendermos melhor valores como ética e generosidade. Perto do fim da palestra, Gil citou que “o novo símbolo do status é a generosidade” e agradeceu a VAGAS pelo convite.



Sorry, the comment form is closed at this time.