5ª edição | 28 de maio de 2015

Talk show com especialistas de RH

Fórum VAGAS - Talk show com especialistas de RH

por Kety Shapazian

A segunda parte do talk show continuou com especialistas em RH presentes na plateia: Carlos Prado (Prhado Consultoria), Gisele Pereira (Bunge) e Flavia Bernardo (VivaReal). Os três foram escolhidos pelos observadores da VAGAS.com por conta de suas excelentes atuações em seus respectivos grupos ao longo do workshop.

Fórum VAGAS - Eugenio Mussak, Mario  Kaphan e especialistas de RHDurante a interação entre os profissionais na parte da manhã diversos temas relacionados vieram à tona, como gestão, finanças, engajamento e motivação, oportunidades, capital humano e o papel do RH dentro do contexto das diversas crises no País.

Gisele Pereira abriu a rodada de discussão comentando que na Bunge ainda não houve reduções de pessoal. “Temos mantido a estabilidade do grupo para que consigamos juntos também manter os resultados. O trabalho do RH é mesmo exercitar o controle das emoções das pessoas e a transparência na comunicação.”

Para Carlos Prado, a questão da comunicação é imprescindível nesse momento de demissões. Ele sempre fala aos gestores para não criarem listas de corte porque isso gera um enorme clima de instabilidade, um “fantasma da demissão”.

Flavia Bernardo, da VivaReal, um portal imobiliário fundado há seis anos e que recebeu um “grande” aporte em 2014, disse que crise é uma palavra que não existe na empresa e que atualmente está contratando ao invés de demitindo. O número de funcionários deve pular de 400 para 750 ainda em 2015.

Outros temas abordados no talk show foram como conscientizar o “corpo diretivo” da empresa que é hora de inovar e sair da caixa e quais os motivos que a alta direção tem para não tornar a tomada de decisão transparente, acessível e participativa a todos. Abaixo, um resumo dos questionamentos com os quais a comunidade de RH está preocupada – e muito.

ENGAJAMENTO X MOTIVAÇÃO:
Como extrair o real potencial dos colaboradores em times que ficaram mais enxutos por conta da crise?

OPORTUNIDADES:
Como encontrar e identificar oportunidades em meio à crise? Como separar oportunidade de oportunismo?

CAPITAL HUMANO
Como as empresas podem traçar estratégias para reter bons profissionais e não perder grandes talentos no momento de crise?

CENÁRIO PÓS-CRISE
Quais mudanças de comportamento podemos esperar?

O PAPEL DO RH
Qual é o impacto da terceirização do RH?