“A geração X, emergente, faz o Brasil”, diz Miguel Caldas

Miguel Caldas, professor, mestre e doutor em Administração pela FGV e diretor de RH da LDC-SEV at Louis Dreyfus Commodities, foi o sexto convidado do 4º Fórum VAGAS, comandando a quarta palestra do dia, “RH nos Tempos do Cólera”. Miguel Caldas já publicou oito livros e mais de uma centena de artigos científicos em periódicos e coletâneas no campo de RH e desenvolvimento organizacional.

“O título da minha palestra é provocativo”, abriu a palestra dizendo Miguel, contextualizando que sua fala seria inspirada nos personagens Florentino, Firmina e Juvenal, do clássico livro “O Amor nos Tempos do Cólera”, do escritor colombiano Gabriel García Márquez. Segundo, o RH “está servindo ao Juvenal e deixou o Florentino de fora”, dizendo que o sonhador (Florentino) está perdendo.  “Esse RH dos meus sonhos é um RH que possuo há mais de 30 anos, mas não era o RH que eu encontrava em empresas reais”, contou.

“O que vocês estão fazendo em RH?”, perguntou o palestrante provocando os presentes: “Muitos de vocês pensavam em trabalhar em outra coisa e vieram parar no RH”, observou. Sem titubear, Miguel assumiu que também não havia pensando na área, e teve seus motivos “nada românticos”. Segundo ele, muitas pessoas que trabalham na área vestem uma “fantasia” imaginando que o trabalho será passageiro, mas a “fantasia” acaba tornando-se integral.

Para Miguel, “é preciso sonhar, é preciso resgatar o sonho”. Ele ainda criticou o cumprimento de cotas (“É medíocre”) garantindo que “precisamos pensar em criar carreiras, não em ajustar funções”. Justificando o tema de sua palestra, Miguel Caldas disse que precisamos buscar sonhadores, Florentinos, buscar jovens que sejam empreendedores, capazes de realizar algo. “Nós estamos preocupados com geração Y e o país real é um país cheio de (geração) X, gente de classe C e D, emergente. É um menino que estuda enquanto trabalha. Esse cara faz o Brasil”.

Na próxima palestra, Carolina Ignarra falará sobre “Inclusão de PCDs: RH que descentraliza, realiza”.

 

Acompanhe também a cobertura completa em nossas redes sociais:

Veja os ganhadores do VAGAS 10+.


Sorry, the comment form is closed at this time.