Contratação baseada em valores: um desafio

Contratar pela competência ou pelos valores? Boa parte dos RHs começam a perceber que só conhecimento técnico não atende às demandas da empresa. Encontrar talentos que também se sintam “afinados” com os valores da empresa pode ser o caminho para um maior engajamento e consequentemente, mais produtividade.

Esse será o tema abordado por Manoela Costa durante o a 4ª Edição do Fórum VAGAS. Confira na entrevista com a executiva porque o assunto é da maior relevância:

FórumVAGAS – O que significa uma contratação baseada nos valores?

Manoela Costa – “Queremos alguém com a nossa cara, nosso DNA!” Quem nunca ouviu ou falou esta frase? A contratação baseada em valores é uma tentativa de tangibilizar essa identificação mútua entre empresa e funcionário. Normalmente, acontece através de entrevistas que tentam encontrar no passado do profissional, situações que possam demonstrar maior compatibilidade do seu perfil com o da organização.

FV – As empresas estão vivendo um dilema entre contratar por competência e por valores? 

MC – Contratar bem é sempre um desafio. Cada vez mais as empresas percebem a importância dos valores compartilhados. Entretanto, devido à necessidade de um nível elevado de competências específicas, a avaliação por valores fica comprometida. Isso acaba gerando um conflito na administração do capital humano.

FV – O que as empresas ganham ao focar nos valores do candidato? 

MC – Um time alinhado pode resultar em melhor comunicação interna, menos conflitos entre os funcionários, baixa no turn over e maior probabilidade de geração de valor ao negócio.



Sorry, the comment form is closed at this time.