“Somos gestores de nossa própria trajetória” diz Clóvis Filho

A palestra de encerramento do Fórum VAGAS foi uma grande aula de filosofia e reflexão sobre valores e escolhas.  Clóvis de Barros Filho é  professor de filosofia da Universidade de São Paulo e participou de obras como “A vida que vale a pena ser vivida” e “Ética e comunicação organizacional”.

Filho comparou a diferença entre a natureza e o ser humano, pois nascemos sem saber e precisamos fazer durante toda nossa vida escolhas. Seu exemplo de que um animal nasce e segue seus instintos já pronto para agir como tal em qualquer situação. Nós seremos humanos construímos, mudamos, inventamos.

Clóvis de Barros Filho em palestra no Fórum VAGAS

O professor disse aos participantes “Ninguém te amarra onde você não quer estar. Somos gestores de nossa própria trajetória”. Escolher, segundo o dicionário, é identificar a alternativa de melhor valor. É viver a vida que vale a pena ser vivida.

E ainda refletiu “Se você só faz aquilo que sabe fazer está resolvendo um problema que não existe mais. É preciso ter coragem de propor aquilo que ninguém nunca fez. A disposição para refletir sobre o que é certo e errado no mundo, isso chamamos de ética”.

E finalizou “sempre que torcemos para a semana acabar, o dia acabar estamos torcendo para a vida acabar mais rápido.



Sorry, the comment form is closed at this time.