Por que às vezes recebo vagas fora do meu perfil?

O envio de vagas fora do seu perfil pode acontecer por alguns motivos. Entenda melhor abaixo.


Você está recebendo muitas vagas fora do seu perfil? Veja como funciona nossa recomendação de vagas e o que você pode fazer para aprimorá-la através do site VAGAS.com.br.

O envio de vagas por e-mail é dividido em dois serviços diferentes e cada um possui seus próprios critérios. São eles:

  1. Recomendação de Vagas
  2. Alerta de Vagas

O primeiro serviço, a Recomendação de Vagas, é ativado pela primeira linha do seu perfil de alerta de vagas. Para ativá-lo, é necessário selecionar a opção “Receber alertas”, conforme imagem abaixo:

Ativar recomendação de vagas - VAGAS.com

Neste recurso, as recomendações são enviadas com base em sua atividade no VAGAS.com.br (vagas que você visualizou e vagas que você se candidatou). Se você abriu uma vaga de Assistente Administrativo e/ou confirmou candidatura, nós entendemos que você tem interesse nessas vagas. E assim recomendamos oportunidades similares. Ex: auxiliar de escritório, recepcionista, auxiliar financeiro, atendente, etc.

E o que você pode fazer para ajustar as recomendações de acordo com o seu interesse?

  1. Acesse o VAGAS.com.br utilizando seu usuário/e-mail e senha;
  2. Busque vagas do seu interesse e visualize as informações da vaga (exemplo: assistente administrativo, recepcionista…);
  3. Se candidate a pelo menos 3 vagas de seu interesse.

Seguindo esses passos, você começará a receber mais vagas de acordo com seu interesse. Lembrando que também vamos recomendar vagas similares a essas.

A dica de ouro é: visualize e se candidate apenas a vagas de seu interesse. Isso vai melhorar a sua recomendação de vagas.


O segundo recurso é o Alerta de Vagas, que é realizado de acordo com as áreas cadastradas em seu currículo e com os alertas criados no site VAGAS.com.br. Em seu currículo, olhamos para 4 campos: Nível, Áreas, Escolaridade e Região de interesse.

Criar alertas de vagas - VAGAS.com

Neste caso, é você quem define seus alertas. Então, não deixe de verificar se eles estão classificados corretamente. O ideal é criar um alerta para cada área classificada no campo “Objetivos”. Veja como fazer isso neste post.

Importante: Você também deve realizar buscas de acordo com sua área, pois nem todas vagas são enviadas para o seu e-mail.


Quer visualizar vagas sem interferir nas recomendações? Sem problemas. Você pode explorar outras áreas ou ajudar aquele seu amigo/parente que pediu para você buscar vagas. Veja o que fazer para que essa pesquisa não interfira nas suas recomendações, é bem simples.

Clique em menu e depois em sair, conforme imagem abaixo:

Sair do site - VAGAS.com

Fique atento: você precisa sair do cadastro. Se você estiver deslogado, poderá olhar qualquer vaga. Sua recomendação ficará intacta.

Para mais informações, consulte os outros tópicos. Boa sorte em sua carreira!

Não encontrou a resposta para sua dúvida? Entre em contato.