Divulgação encerrada

A oportunidade Museólogo (v1431515) não está mais disponível no VAGAS.com.br.

Museólogo (v1431515)

  • Código da vaga: v1431515
  • Nível hierárquico: Sênior
  • Local: Blumenau / SC / BR
  • Data de expiração: 09 de Dezembro de 2016
A Fundação Hermann Hering está em busca de um museólogo para atuar em Blumenau/SC.

Principais atividades:

1. Desenvolver atividades relacionadas com a estruturação e guarda do acervo do Museu Hering, aplicando os padrões exigidos pela legislação pertinente, orientando os integrantes da equipe para as formas e cuidados no manuseio e disposição das peças e documentos, visando a preservação da história atribuída a cada objeto.
2. Elaborar a estruturação do Museu, definindo os critérios para a sua constituição com base na legislação pertinente, detalhando os procedimentos quanto espaço físico, ambiente interno, mobiliário adequado, treinamento de equipes, normas para o acesso de visitantes e outros detalhes e outros detalhes que visam a conservação do acervo.
3. Estudar e analisar o acervo atual, bem como, avaliar a possibilidade de incorporar outras peças na medida em que são adquiridas e apresentadas, sem ferir os objetivos previamente definidos.
4. Atuar de forma intensa na conservação preventiva do acervo, definindo o espaço e guarda adequados para as coleções e seu manuseio compatível com o tipo de material de que é constituído.
5. Trabalhar de forma dinâmica com todos os setores do museu, articulando temas e conteúdos, proporcionando alternativas que visem dotar a entidade com argumentos fortes sobre o passado da empresa e das pessoas.
6. Estudar e viabilizar a inserção do Museu em seu meio social, potencializando uma maior democratização de seu acervo.
7. Participar de comissões especiais na própria entidade ou fora dela como representante técnico, avaliando assuntos propostos, opinando sobre a viabilidade dos temas e propondo alternativas que atendam as normas da legislação pertinente.
8. Inspecionar criteriosa e constantemente as instalações do museu, avaliando a segurança do acervo em termos de conservação e disposição das peças físicas e digitais e sugerindo alternativas para a sua preservação.
9. Definir os padrões para o preenchimento das Fichas Catalográficas, orientando os integrantes da equipe na busca das informações necessárias e a forma de sua inserção no cadastramento da peça.
10. Coordenar o processo de Expografia, orientando sobre o local mais adequado da disposição do acervo, os cuidados no manuseio das peças e a sequência a ser observada na disposição física.
11. Pesquisar em fontes diversas a existência de peças que venha a complementar um tema histórico, avaliando e requisitando para sua inserção no acervo existente.

Requisitos:

- Experiência prévia na área.
- Graduação completa.
- Disponibilidade para residir em Blumenau - SC
- Registro no Corem.
Conheça VAGAS Mapa de Carreiras