">

Empregos
Por que ir ao happy hour da empresa?

Por que ir ao happy hour da empresa?

Confira sete motivos para você participar destas reuniões informais

 por Fernanda Bottoni

Não é apenas para se divertir que você precisa participar do happy hour da empresa. Há quem diga, inclusive, que essas ocasiões não são lazer, mas uma espécie de trabalho disfarçado. Seja como for, participar ativamente desses eventos pode fazer toda a diferença na evolução da sua carreira. Duvida? Então confira oito razões para fazer isso segundo João de Queiroz Xavier, diretor da Ricardo Xavier Recursos Humanos.

7 motivos para ir ao happy hour

1. Troca de experiências

A principal razão para ir ao happy hour da empresa é que qualquer grupo de pessoas cria sua cultura a partir das experiências compartilhadas. “Quando você não vai aos eventos como reuniões, festas, almoços e até cafezinhos você não participa da troca de experiências e acaba ficando por fora das decisões e da construção do próprio grupo”, explica João. Ou seja, quem não vai ao happy hour acaba perdendo o “senso de pertencimento” ao grupo.

2. Entendendo o comportamento

Uma outra razão para participar desses encontros é que quem fica de fora acaba não compreendendo muito bem as regras do grupo, especialmente as não explícitas, que não fazem parte do código de conduta da empresa. “Esses encontros muitas vezes oferecem oportunidades de aprendizados culturais, principalmente para nós brasileiros que costumamos ser bastante emotivos e afetivos nos nossos relacionamentos.”

3. Networking

Trabalhar na ampliação do networking é outra razão para sair com os colegas depois do trabalho. “Nesses eventos, você pode ter acesso a pessoas de outras áreas, clientes, fornecedores, amigos de amigos etc”, explica João.

4. Melhoria do relacionamento

E é claro que um happy hour pode melhorar o relacionamento departamental e interdepartamental, já que é uma oportunidade para os colegas se divertirem juntos.

5. Comemorar conquistas

Aproveite as ocasiões para comemorar conquistas – suas, do seu departamento, da empresa ou dos colegas. Esses rituais são muito importantes para a coesão do grupo.

6. Estimular a criatividade

Outro motivo apontado é para o aumento da criatividade. “Afinal, você está descontraído, rindo, e, por sair do tradicional e formal, ainda recebe informações totalmente diferentes das obtidas no ambiente de trabalho.”

7. Aproximação dos colegas

Conhecer melhor seus colegas de trabalho. Afinal, nestas horas que você pode se aproximar de pessoas com quem você dificilmente teria oportunidade de falar dentro do escritório.

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.

Vagas de emprego relacionadas

4 Comentários

  1. Nelly Gomes Pereira

    2 anos atrás

    Nunca gostei de participar de happy hour de empresas. No entanto sempre tive a consciência que minha ausência seria motivo de comentários maldosos tipo “ela não se mistura” , “ela é metida” e outras coisitas mais. Participava dos eventos , procurava ser vista e agradável mas nunca ultrapassei o limite de 1 hora de permanência saindo à francesa. Estes famosos happy hours na minha opinião não agregam nada. No dia seguinte sobram apenas comentários maldosos, fofocas e ressacas. Nelly Gomes – Secretária Executiva

  2. Ana Lucia Meschkes,

    2 anos atrás

    Os motivos citados neste artigo são bem convincentes. Pensando por esse lado, concordo.

    Porém, festas de fim de ano, happy hour e outros eventos fora da empresa, costumam ser armadilhas, uma forma de testar até onde o funcionário vai.

    Como disse a Nelly Gomes, no dia seguinte, só tem fofoca do que rolou no dia anterior.

    Já vi várias moças lindas e inteligentes, perderem a noção do ridículo e até ficarem vulneráveis, por beberem além da conta nesses eventos.

    Pode parecer que não, mas essas atitudes fecham portas e podem colocar a perder uma promoção…

  3. Ricardo Alves

    2 anos atrás

    Bons argumentos, o happy hour e exatamente isso ai, acredito na formação de grupos “saudáveis” nesses momentos e que podem fortalecer sua imagem na empresa e com certeza irá facilitar a sua chegada a informações que talvez pudessem demorar ate chegar em você.

    Discordo plenamente da Nelly Gomes e Ana Lucia… as pessoas somente vão falar de você se você não souber o seu limite, você somente irá ficar bêbado se você não parar, então o senso do ridículo e seu, você tem, você o usa ou não… seria no minimo ingenuo da sua parte achar que esta no meio de amigos.

    Vá a um happy hour e divirta-se, isso simplesmente será a diferença em que parte das conversas você estará no outro dia.

  4. Carlos Gomes

    2 anos atrás

    depende muuuuito da empresa e depende muito dos colegas. Não trabalho para me divertir. Trabalho para ganhar meu salário e, aí sim, divertir-me com as pessoas que gosto e com minha família, quando não preciso usar máscaras ou manter comportamento comedido.

Deixe um comentário