">

Empregos

Finanças pessoais: saia das dívidas

Uma vida financeira fora do controle é prejudicial à evolução da sua carreira

por Fernanda Bottoni

Uma vida financeira fora do controle afeta rapidamente (e negativamente) o lado profissional e a evolução da sua carreira. Para evitar que isso aconteça, siga este passo a passo construído por Ivan Emerik, diretor da Safe Consultoria Financeira e autor de Saúde Financeira Sem Mistérios, para colocar suas finanças pessoais de volta nos trilhos.

1 – Organizar-se. O primeiro passo, segundo Emerik, é descobrir qual é o seu problema financeiro, que tamanho ele tem e qual seria o melhor remédio para ele. “Pense onde você se endividou, por que isso aconteceu e o que é preciso fazer para sair dessa”, recomenda.

2 – Controlar entradas e saídas. O segundo passo é equilibrar duas ferramentas básicas: orçamento e fluxo de caixa. “Muita gente pensa que isso é coisa de empresa, mas não é”, afirma o especialista. “Se você gastar mais do que ganha todo mês a conta nunca vai fechar.” Uma dica é controlar tudo o que você gasta – tudo mesmo. Inclusive aquele cafezinho que toma todo dia depois do almoço. “Se ele custa 4 reais, você gasta 160 reais por mês sem nem perceber”, alerta. O controle pode ser feito na ferramenta que você preferir – desde um app para o smartphone até uma simples planilha em Excel ou mesmo um bloquinho de papel.

3 – Fazer gestão diária de gastos. Sabe o exemplo do cafezinho? Então, fazer essa gestão diária significa pensar onde você pode cortar custos. O orçamento está apertado e você pode dispensar o café? Dispense. A academia você pagou por seis meses mas só usou um? Da próxima vez, avalie se não é melhor fazer um plano mensal, mesmo que seja mais caro do que o semestral. “Pelo menos você vai pagar apenas pelo que usar de fato”, explica. O importante é cortar o que é supérfluo. “Claro que você pode tomar o cafezinho uma vez ou outra, mas é preciso fazer com que esse prazer caiba no seu orçamento.”

4 – Renegociar dívidas e pagamentos. Começando pelas dívidas, a dica de Emerik é a de ir ao banco ou à administradora do cartão de crédito e tentar renegociar o que você está devendo. “Você pode trocar a dívida do cheque especial por um empréstimo pessoal, que tem juros mais baixos”, afirma. “O importante é sempre pesquisar as taxas e optar pelas mais interessantes para você.” Sobre os pagamentos, a recomendação é simples: peça descontos. Você é um bom cliente para a academia? Negocie com o gerente uma redução na mensalidade. E por aí vai.

5 – Ganhar mais dinheiro. Ninguém disse que é fácil, mas a melhor forma de viver melhor e sem dívidas é ganhar mais. É isso mesmo: a dica é sair do sofá e investir agora mesmo na sua carreira, na sua formação e no seu networking para ser um profissional reconhecido na sua área e, claro, conseguir empregos cada vez melhores.

*Não deixe de conferir todas as dicas de carreira do VAGAS Profissões!

Encontre vagas na sua área

17 Comentários

  1. Eraldo Ramos

    2 anos atrás

    Muito instrutivo ,eu faço isso uma planilha de gastos numa folha todo mês um abraço a todos.

  2. Max Aguiar

    2 anos atrás

    Boas informações para quem deseja organizar o seu orçamento doméstico.

  3. Andrea Cavalcanti de Freitas

    2 anos atrás

    Gostei demais das dicas, tenho horror a excel, como faço esse entradas e saidas?Fluxo diario ou mensal?

  4. Agamenon Matias

    2 anos atrás

    Vou adotar essas dicas pois, estou gastando bastante e não sei onde.
    Sou muito grato pelas dicas.

  5. Francisco Ronaldo

    2 anos atrás

    Bom dia Vagas.
    obrigado pelas dicas e acho importante, porém a disciplina é o fator primordial. Estou tentado.

  6. André Luíz Ferreira

    2 anos atrás

    Muito bom.
    Gostei muito pelo fato de serem informações rápidas e práticas do dia-a-dia…

  7. Roberto Short

    2 anos atrás

    Se educação financeira fizesse parte de matéria obrigatória nas escolas provavelmente teríamos uma estatística diferente.
    Gosto muito e me interesso cada vez mais por dicas e matérias relacionados ao tema.
    Sempre que possível tenho incentivado pessoas a fazerem o mesmo e me coloco como exemplo e como minha vida mudou após tomar essa atitude.
    Recomendo!

  8. viviane

    2 anos atrás

    muito estimulante

  9. Narciso Neto

    2 anos atrás

    mater as contas sobre controle mantem nossa cabeça focada nos objetivos sem se preocupar.

  10. Lucas

    2 anos atrás

    Olá, as dicas sobre como controlar entradas e saídas são essenciais, muitas vezes gastamos com coisas que parecem ser fúteis, no entanto, quando colocamos na ponta do lápis percebemos algo fora do controle.

  11. Muito bom esse post!

    Gostei Muito pois ajuda a gente a sair mesmo das dividas com novas vagas de empregos e oportunidades, dicas ninjas com essas são preciosas.

    É Verdade, Ao meu ver a Educação Financeira é essencial na vida das pessoas.

    Continue assim! Falando Sobre Vagas de Empregos.

    Obrigado.

  12. Andressa Martins

    1 ano atrás

    Legal.

    Eu faço isso uma planilha de gastos numa folha todo mês um abraço a todos. Se educação financeira fizesse parte de matéria obrigatória nas escolas provavelmente teríamos uma estatística diferente.

    Gosto muito e me interesso cada vez mais por dicas e matérias relacionados ao tema. Sempre que possível tenho incentivado pessoas a fazerem o mesmo e me coloco como exemplo e como minha vida mudou após tomar essa atitude.

    Vou Indicar para uma Amiga Minha.

  13. Sayure David dos Santos

    12 meses atrás

    Basicamente é isso mesmo, grata pelas dicas.

  14. Ana carolina de Lima

    11 meses atrás

    Muito boa as dicas. Gostei.

  15. Ciro Barros

    6 meses atrás

    Muito bom. Agora é hora de colocar em prática. 🙂

  16. Wagner Santos

    6 meses atrás

    Boa tarde! Para quem não tem prática ou mesmo não gosta de excel, minha sugestão é o app ZeroPaper (QuickBooks), ele é muito simples e você sempre o tem a mão.

  17. WEMERSON BASTOS PEREIRA

    6 meses atrás

    Dentro da gestão de clientes existe o CRM- gestão de relacionamento com o cliente. porém é uma estratégia para ganhar o cliente atendendo suas necessidades em busca de melhorar o relacionamento com o publico. Antes mesmo de todo processo lucrativo deve-se analisar o que traz esse beneficio, se está correto a maneira de atendimento, se o meu atendimento oferecido é suficiente.
    Exite também uma ferramenta chamada PDCA- que é planejar, determinar, checar e agir. no entanto antes mesmo de aplicar gastos devo analisar se os mesmos vão me dar retorno lucrativo. Bom dia!

Deixe um comentário