">

Empregos
Como preencher o campo Objetivo Profissional?

Como preencher o campo Objetivo Profissional?

Dicas que valem ouro na hora de preencher o currículo

por Alessandra Tomelin*

O campo Objetivo Profissional é uma das informações mais importantes de todo o currículo. Desde o início deve ser demonstrado para o mercado de trabalho o que você está buscando, quais são suas expectativas profissionais.

Não é aconselhável a frase “a critério da empresa”, uma vez que você pode transmitir uma imagem de que não sabe o que quer para sua trajetória. Vai parecer um profissional sem foco. Tente, então, identificar quais áreas de atuação interessam mais.

Exemplos de objetivo profissional

  • Um candidato que ache interessante trabalhar com pessoas poderia colocar em seu objetivo profissional “Atendimento ao cliente”, “Recursos Humanos” ou “Administração“;
  • Um candidato com aptidão para trabalhar com números, mas que também considere interessante conseguir uma chance em uma área mais técnica, poderia definir assim o objetivo profissional: “Financeiro”, “Departamento Pessoal” ou “Informática”.

Para as pessoas que já estão trilhando um caminho e têm intenção de vivenciar uma nova experiência profissional, a sugestão é explicitar realmente no objetivo.

E o campo Experiência Profissional?

Toda experiência profissional pode ser interessante dependendo do perfil que está sendo buscado. Mas, em alguns momentos, uma atividade que tenha sido curta e sem tanta importância talvez não precise ser incluída. Vamos ao exemplo!

O candidato hoje está na área de TI e deseja continuar nesta área, focado em programação. Muitos anos antes fez estágios nas áreas de Administração e Finanças. Essas vivências podem ser encaradas como diferenciais pelo recrutador, em uma oportunidade de programador de produtos para a área financeira.

Não há uma regra especifica na hora de se incluir uma experiência profissional no currículo. Isso depende de uma análise maior e o bom senso deve ser usado. O mais importante é: nunca inventar informações. Esse é o grande pecado. Sem dúvida, inventar experiências, cursos e atividades não é um caminho válido, pois em algum momento a mentira será descoberta.

Agora que você sabe como preencher estes campos, cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.

*Alessandra Tomelin é co-fundadora da Deep Inside e tem mais de 15 anos de experiência trabalhando com pessoas e relações na área de Recursos Humanos. Ela é formada como Psicóloga, Master Coach e Business Partner.

Vagas de emprego relacionadas

2 Comentários

  1. Raquel

    4 semanas atrás

    Gostaria de saber se no campo objetivo profissional posso colocar mais de um, pois qdo faço oeu currículo deixo vários prontos. Obrigada

  2. Valdeir Cardoso

    3 semanas atrás

    Ótimas dicas, parabéns!! Mas tenho uma dúvida quanto a: ” Tenho mais de uma área de domínio e diferente atuação”. Aqui no site Vagas, se o objetivo do currículo não bater com o pedido pelo vaga, o currículo é barrado (perfeitamente compreensível). Mas tenho duas áreas das quais domino e elas são diferentes entre si “Assistente administrativo e Técnico em Edificações” estou apto para ambos, e ficaria satisfeito em ambos cenários. Como devo preencher o campo objetivo, nesse caso?

Deixe um comentário

Especial do mês Como fazer o currículo