">

Empregos
Dicas para o trabalho em equipe

5 passos para fazer o trabalho em equipe funcionar

Algumas estratégias ajudam a aumentar produtividade e parar de perder tempo

por Fernanda Bottoni

Trabalho em equipe é uma necessidade para a grande maioria dos profissionais. Essa tarefa nem sempre é tão agradável quanto deveria ser. É fato que os introvertidos são os que mais costumam sofrer neste momento. Como explica o especialista Silvio Celestino, da Alliance Coaching, são eles que se sentem menos à vontade para expor ideias em um grupo, mesmo que tenham conhecimento aprofundado sobre algum tema.

Por outro lado, trabalhar em grupo também é um desafio para aqueles que têm perfil mais extrovertido, ainda que essa situação não seja tão desgastante para eles. Eles podem ter certa dificuldade para manter o foco. A seguir, confira algumas dicas para fazer seu trabalho em equipe funcionar, seja qual for o seu perfil comportamental.

Como fazer o trabalho em equipe dar certo?

1. Identifique seu perfil

A primeira recomendação, para todo e qualquer profissional, é investir em identificar qual seu perfil comportamental preponderante e entender em que situações você costuma se sair melhor ou pior. “Apenas sabendo quais são os seus gaps é que você pode trabalhar para melhorá-los”, diz Silvio.

Observe, por exemplo, se você costuma falar mais do que o necessário nessas horas, fazendo com que a reunião se prolongue e acabe menos centrada no que realmente importa. Observe também se, por outro lado, você se sente mais incomodado quando precisa falar para muitas pessoas ao mesmo tempo e se acaba deixando de passar informações importantes, pois se sente constrangido nessa situação.

2. Respeite o perfil do colega

A segunda dica é essencial, embora possa parecer óbvia. Introvertidos e extrovertidos precisam se respeitar. “Normalmente, quando os dois perfis têm que trabalhar em equipe, um reclama do outro, mas nenhum dos dois se esforça para fazer a coisa funcionar”, diz Silvio. A cena mais comum é ter de um lado os introvertidos que não falam e, de outro, os extrovertidos que não param de falar.”

3. Não seja prolixo

Agora, especialmente para os mais extrovertidos, a recomendação é tentar ser menos prolixo no discurso e mais profundo na argumentação. “Essas pessoas gostam tanto de sociabilizar que muitas vezes acabam perdendo o foco e, claro, a produtividade.”

4. Tenha um planejamento

Uma boa estratégia para os extrovertidos trabalharem em grupo é estruturar o que deve ser feito e qual o prazo para cada atividade. Isso ajuda a manter o papo nos trilhos.

5. Estruture o que vai falar

Para os introvertidos, a dica é estruturar as falas com antecedência. “Pense quais informações você tem que passar, qual o propósito do trabalho, de que forma você pode ajudar”, explica Silvio. Com tudo isso organizado mentalmente, o risco de você ficar só observando – quando poderia estar contribuindo – é menor. Isso porque, como suas ideias já estarão estruturadas, sua comunicação poderá fluir mais facilmente.

 

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.

Vagas de emprego relacionadas

37 Comentários

  1. Lucas

    2 anos atrás

    Simples e direto, as dicas deste site é fora de sério. Obrigado.

  2. Wanderlei

    2 anos atrás

    Essas dicas são extremamente importantes para melhorar o trabalho em grupos.
    Ajuda melhorar a alta estima dos colaboradores.

  3. Ana Elisa

    2 anos atrás

    Ótimas dicas, somente colocaria os itens 4 e 5 válidos para quaisquer dos comportamentos e os resumiria em um só..

  4. Henry

    2 anos atrás

    Boa leitura…

  5. Celso Luiz Velloso Brandão

    2 anos atrás

    ótimas dicas, valeu.

  6. joel

    2 anos atrás

    Com dicas como essas, só não melhora seu perfil e seus relacionamentos no ambiente de trabalho quem não quer.

  7. Luiz

    2 anos atrás

    Minha opinião quanto a trabalhar em grupo é de que quase sempre deve ocorrer, mesmo quando o trabalho é individual, uma opinião ou verificação de outro pessoa quando possível, muitas vezes pode te tirar de um equívoco, erro ou simplesmente melhorar a explanação do trabalho. Agora trabalhar em grupo se faz necessário quando o objetivo final depende de outras ações elaboradas por outras pessoas, ai sim a interação entre o grupo deve ser focando no objetivo final, divergências devem ser discutidas, ponderadas e chegar a uma opinião final em concordância entre todos os membros do grupo. As vezes aceitar a opinião dos outros mesmo sendo contrária a sua própria, contanto que não tenha que expor o trabalho a um erro. Porém quando o grupo não se entendem, deverá ter um membro para tomar as rédeas e procurar e administrar o trabalho, ou ser definida por um superior, determinando ações, prazos, acuracidade das informações e no final reunir todas essas informações de forma criteriosa, realizando uma análise crítica antes de finalizar o trabalho para ver se está tudo bem.. Isto é somente uma opinião, possivelmente não seja o ideal e possa ser melhorado, ai entram vocês para complementar.. Montar um fluxo de trabalho, cronograma também ajuda na administração.
    Quanto a comportamento pessoal, quando se forma o grupo, deverá ficar claro que todos devem se sentir a vontade para opinar, fazer sugestões, mesmo que possam parecer “bobas”, discussões somente com o objetivo de melhorar ou agregar valor ao trabalho e não de criticar o parceiro de trabalho.

  8. Suzana

    2 anos atrás

    Adorei as dicas, são de bastante relevância. Muito obrigada.

  9. Maria goretti

    1 ano atrás

    Excelente dicas, para quem quer mudar ou melhorar o comportamento num ambiente de trabalho!

  10. Washington

    1 ano atrás

    Ótimas dicas. Agora é só colocar em prática.

  11. valeria regina gonçalves

    1 ano atrás

    Boa noite!gostei muito dos comentarios,
    muitos precisam ler mais sobre trabalho em equipe…………agradecida.

  12. Jonathan

    1 ano atrás

    Simplesmente perfeito

  13. Renata Carvalho Guedes

    1 ano atrás

    Dicas de alta relevância!

  14. cleriston marques vieira

    11 meses atrás

    o trabalho em quipe e fundamental, para a produçao, distribuição e o crescimento de um pais como todo a começar pelass empresas a qual pertençe.

  15. Andréa Viana

    9 meses atrás

    Adorei as dicas, obrigada!

  16. Virginia de Alencar Silva

    7 meses atrás

    Trabalho em equipe é muito bom!Já trabalhei e foi maravilhoso.

  17. Fabiano

    5 meses atrás

    As dicas são de extrema importância, e servem para as mais diversas situações no meio corporativo…

  18. Caian Noel Santana dos Santos

    4 meses atrás

    Muito inportante,todos precisam de muito conhecimento

  19. Thainá Nascimento Medeiros

    4 meses atrás

    Sensacional!!!

  20. Gostei das dicas de grande valor no desenvolvimento profissional de cada cidadão.
    Devemos sempre estarmos abertos a conhecimentos ,novas ideias e sugestões inovadoras que nos der ferramentas na convivência do trabalho em grupo.

  21. Ótimas dicas, simplesmente sensacional!

    4 meses atrás

    Obrigada pelas dicas são ótimas!

  22. sempre e bom poder receber uma nova instrução em seu local de trabalho isso sempre pode nos deixar mais atento tudo em nosso redor atenção redobrada

  23. Aldeni.

    4 meses atrás

    Ótimas dicas

  24. Aldeni.

    4 meses atrás

    Muito boas dicas

  25. Gerson Rodrigues Aguiar Neto

    4 meses atrás

    Muito Bom Adorei as dicas otimo pra quem esta começando sua carreira profissional

  26. Jorge Cardoso

    4 meses atrás

    Na vida a aprendizagem é uma constante e deve ser evolutiva. Agradeço tão útil informação. Aplicarei na práctica sem dúvida.

  27. Ótimas informações!!

  28. marluce Meneses

    4 meses atrás

    Palavras sábias e louvável, é só colocar em prática.

  29. cristiano silva

    4 meses atrás

    essas dicas são muito importante

  30. Fatima

    3 meses atrás

    Realmente as dicas são otima…..Parabéns!!

  31. Rhandus Barbosa Dias

    3 meses atrás

    Ótimas dicas, acredito que vão contribuir muito para a minha carreira profissional.

  32. Jonathas Fonseca

    3 meses atrás

    Excelente dica. Usarei para aperfeiçoar meu perfil.

  33. Reginaldo

    3 meses atrás

    Dicas maravilhosas……

  34. Daiane

    3 meses atrás

    Ótimas dicas, Obrigada.

  35. Silvania Pereira dos Santos

    2 meses atrás

    Toda dica e sugestões sempre são bem vindas

  36. Giselle Almeida

    1 mês atrás

    Esse artigo me lembrou o livro “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas – Dale Carnegie “. Percebemos que a base para o trabalho em equipe é uma regra de convivência que aprendemos quando somos crianças: respeitar o próximo!

  37. Taisne G. Visentin

    4 semanas atrás

    Ótimas dicas, principalmente no que se refere a manter o foco durante uma argumentação e ser objetivo.

Deixe um comentário