">

Empregos
13 dicas para mandar bem na entrevista de emprego

13 dicas para mandar bem na entrevista de emprego

Siga os conselhos para ter mais segurança nesta fase do processo seletivo

por Fernanda Bottoni

Se você foi convidado para uma entrevista de emprego presencial com um recrutador ou com seu potencial gestor, é sinal de que já passou por um funil e tanto no processo seletivo. Você pode – e deve – ficar animado, mas de jeito algum pode achar que já venceu o jogo. Para se sair bem nesta etapa, além de respirar fundo, você precisa pensar no que vai dizer, na forma como vai organizar sua fala e se preparar para as mais variadas perguntas.

1. Preparando a memória

Dias antes da entrevista de emprego, pare para pensar nas situações mais importantes da sua vida profissional. O ideal é que você selecione de 5 a 10 situações e avalie o papel que você desempenhou em cada uma, o que você aprendeu, quais foram os desafios etc.

“Essa dica é muito importante para quem vai passar por uma entrevista por competência, aquela em que o entrevistador pergunta sobre situações passadas em que o candidato precisou trabalhar sob pressão ou teve de liderar um grupo, por exemplo”, explica Fernanda Thees, sócia-diretora da Loite, empresa de orientação de jovens para carreira e para processos seletivos.

Isso porque, na hora do vamos ver, você pode estar nervoso e não se lembrar dos melhores exemplos para contar. Quando selecionar essas situações, observe que cada uma pode se encaixar em diversas competências – liderança, trabalho em equipe, comunicação, resiliência etc. “É a melhor forma de você se preparar já que nunca vai saber ao certo que pergunta terá de responder na hora.”

2. Para quem não tem experiência profissional

Se você nunca trabalhou, pode pensar nas principais situações da sua vida escolar ou em família, por exemplo. “O importante é explorar as experiências que você já passou”, ressalta Caroline Cobiak, consultora interna da área de Jovens Profissionais da Across, especializada em recrutamento de programas de estágio e trainee. E aqui valem os trabalhos em grupo da faculdade, a viagem com os amigos, o intercâmbio que fez sozinho, a festa que organizou etc.

3. Método “estrela”

Na entrevista de emprego, principalmente para quem já tem bastante experiência profissional, é sempre importante mostrar resultados. Para apresentar suas entregas e realizações profissionais você pode utilizar a técnica STAR, estruturando os casos em Situação-Tarefa-Ação-Resultado. “Dessa forma, você consegue mostrar uma sequência lógica e estruturada de suas conquistas”, afirma Denise Barreto, sócia-fundadora da GNext Talent Group, especializada em recrutamento e seleção.

4. Com chave de ouro

O ideal, segundo Fernanda, da Loite, é que você sempre termine as suas falas com algo positivo. Por exemplo, você pode finalizar uma história contando que, quando concluiu determinado projeto, foi promovido.

“Provavelmente o entrevistador vai pegar um gancho no que você diz por último e, se o gancho vier de algo positivo, ele tenderá a continuar o assunto”, explica ela. Por outro lado, se você terminar a fala com algo negativo, como uma demissão, ele tende a perguntar, por exemplo, por que você foi demitido etc. A dica é especialmente válida quando a entrevista for baseada nas informações do seu currículo.

5. Perguntas absurdas

Algumas empresas fazem, sim, perguntas bem esquisitas na hora da entrevista de emprego. Já ouvimos falar em “quanto pesa uma girafa”, “quantas bolas de gude cabem em um avião” ou até “quantos McDonald’s existem em São Paulo”. Essas questões — aparentemente engraçadinhas – podem parecer só uma pegadinha, mas, em grande parte dos casos, são feitas para testar o seu raciocínio lógico.

O mais comum é que elas sejam aplicadas em bancos de investimento e consultorias, além de empresas modernas como o Google, que é muito adepto desse tipo de questionamento para todas as posições. Se você se deparar com uma pergunta desse tipo, demonstre como você é capaz de estruturar seu raciocínio para chegar a uma resposta lógica, que não necessariamente precisa estar correta.

“No caso da pergunta do McDonald’s, por exemplo, conheço uma pessoa que fez uma regrinha de três e foi aprovada no processo seletivo”, conta Fernanda, da Loite. O candidato respondeu mais ou menos assim: na minha cidade, que tem X habitantes, há Y McDonald’s. Em São Paulo, há mil vezes os habitantes da minha cidade, logo, deve haver mil vezes a quantidade de McDonald’s que existem lá. Simples assim. “O importante é usar a lógica e o repertório que você tem para demonstrar que entendeu a pergunta e estruturou bem seu pensamento”.

6. Sorriso amarelo

Há casos também em que esse tipo de pergunta aparentemente absurda é feita para “quebrar o gelo” e observar a reação do candidato. “Não existe resposta certa ou errada, o que conta é a percepção do recrutador diante da resposta, seja ela qual for”, afirma Roberto Marques, presidente do Instituto Brasileiro de Coaching. Portanto, vale a pena ter bom humor e evitar aquele “sorrisão amarelo” de quem não tem ideia do que vai dizer, ok?

7. Fazendo a lição de casa

Outra questão que frequentemente aparece nas entrevistas é “por que você quer trabalhar aqui?”. Pode parecer uma perguntinha, mas por trás dela existe a vontade de a empresa encontrar profissionais com valores alinhados aos seus.

Pode acreditar que não existe resposta pronta para essa questão. Para respondê-la, você tem, sim, de fazer a lição de casa e pesquisar tudo o que puder sobre a empresa – desde o setor em que ela atua, suas características de gestão, seus dados financeiros, seus desafios, seus concorrentes etc.

“Muita gente confunde a empresa com a marca e responde que é consumidor da marca desde criança e sempre sonhou em trabalhar na empresa”, explica Caroline, da Across. Segundo ela, não é isso que o entrevistador quer saber. Ele quer ver se você acha bacana o horário flexível que a empresa oferece, por exemplo, ou a sua informalidade entre chefes e subordinados.

8. Perguntas são bem-vindas (e bem vistas)

Não é apenas respondendo as perguntas do entrevistador da melhor forma que você pode ganhar pontos com ele. Sabia? Outra estratégia bem interessante é a de fazer perguntas que demonstrem primeiramente que você pesquisou informações sobre a empresa e, em seguida, que tem interesse pela empresa e pela vaga em questão.

Para começar, tome o cuidado de não perguntar coisas que você poderia saber dando uma simples busca pela internet. Se a entrevista for para uma oportunidade de trainee, por exemplo, você pode perguntar como é a retenção dos talentos na empresa. “Pergunte, por exemplo, quantos trainees a empresa teve no programa anterior, quantos permanecem lá, quantos viraram gestores”, recomenda Caroline, da Across.

9. Totalmente “Big Brother”

Fique também atento a todos os seus gestos desde o momento em que chegar à empresa. “Você pode estar sendo analisado já na recepção, na forma como trata o atendente”, alerta José Roberto, do Instituto Brasileiro de Coaching. Gentileza e educação nunca fazem mal.

10. Coerência nas mídias sociais

Se você está nas mídias sociais, por mais que tente proteger sua privacidade, pode estar certo de que o recrutador já deu uma espiadinha no que você anda fazendo por lá. Portanto, vale a velha recomendação de pensar antes de postar qualquer coisa. Além disso, na hora da entrevista, seja coerente com seu perfil virtual. Não diga, por exemplo, que não bebe, se já postou uma foto com copo de cerveja.

11. Nem pense em mentir

Contar uma mentira, aumentar uma coisinha aqui e outra ali é muito arriscado em qualquer tipo de entrevista de emprego. O recrutador – lembre-se disso – é uma pessoa treinada para perceber esses deslizes. Ele faz isso o dia inteiro e tem experiência no assunto.

12. Cuidados essenciais

Na hora de escolher o que vestir, procure algo que combine com sua área de atuação. O ideal é usar uma roupa bem cuidada, mas com que você se sinta confortável (e não como se estivesse usando uma fantasia). Na dúvida, prefira cores neutras e formas simples.

13. Seja você na entrevista de emprego

Por fim, mesmo que você esteja sob pressão, nervoso, ansioso, tente ser você mesmo na conversa com o entrevistador. “Somente se você se colocar de forma genuína, autêntica e verdadeira é que será lembrado pela sua individualidade”, afirma Denise, da GNext.

 

Ainda não está nesta fase do processo seletivo? Então cadastre seu currículo aqui. Se já tem um cadastro, atualize agora!

Vagas de emprego relacionadas

107 Comentários

  1. Ricardo de Andrade dos Santos

    3 anos atrás

    Excelente, obrigado pelas dicas.

  2. Fábio Costa

    3 anos atrás

    Obrigado pelas dicas, muito bom.

  3. J. Luca's Dia's S.

    3 anos atrás

    Muito Bom !! *—*

  4. Ricardo Braga

    3 anos atrás

    Obrigado pelas dicas, detalhes que fazem a diferença. Muito bom.

  5. Alzira Serafim

    3 anos atrás

    Gostei muito das dicas,bem legais.Estava precisando.

  6. ALEXANDRA

    3 anos atrás

    Muito boa a dica. Valeu!

  7. Diego Vieira

    3 anos atrás

    Boa!
    Excelentes Dicas.

  8. Vanessa

    3 anos atrás

    Excelentes dicas que fazem a diferença com certeza na hora h, e a dica mais importante para mim foi a metodo estrela STAR

  9. Pâmela

    3 anos atrás

    Essas dicas estão espetacular!

  10. paulo henrique

    3 anos atrás

    obrigado pelas dicas

  11. Victor Bezerra

    3 anos atrás

    Muito boas as dicas valeu!!!

  12. Odair Henrique

    3 anos atrás

    Muito bom!
    Valeu, irei utilizar as informações passadas.

  13. Rosana de Souza

    3 anos atrás

    Muito bacana, não mentir e ser eu mesma. Obrigada.

  14. Ivanilda da Silva dos Santos

    3 anos atrás

    amei as dicas! eles me fizeram a me aperfeiçoar mas ,obrigada continue assim sempre ajudando as pessoas a encontra os seus objetivos.

  15. jose carlos batista do carmo

    3 anos atrás

    obrigad pelas boas dicas

  16. Michele Morais

    3 anos atrás

    Obrigada pelas dicas, são excelentes!!!

  17. Francelino Macome

    3 anos atrás

    Muito bom…excelentes dicas

  18. Camila

    3 anos atrás

    “Gentileza e educação nunca fazem mal”. Realmente, apesar de a maioria dos candidatos geralmente ser educada, como recepcionista, atendi alguns candidatos que realmente não se importaram com este detalhe. No telefone, uns diziam em tom arrogante “Quero falar com o RH”, “-Não, é só com eles! Não quero e-mail, me passa para o setor de RH!” (e eu já tinha ordens para não transferir chamada nestas situações!). E, presencialmente, nem se davam ao trabalho de olhar para mim e retribuir um “bom dia” enquanto suas fisionomias e voz mudavam subitamente quando a entrevistadora chegava e se apresentava, só me restava observar e tentar não rir.

  19. Idenilda

    3 anos atrás

    Amei essas dicas super valiosas!! Obrigada!

  20. Silvio Silva do Nascimento

    3 anos atrás

    Bom, dica boas já fiz varias entrevista com bons profissional, pode acreditar ainda não estou empregado porque o salario na minha carteira e um pouco acima para contratar fico triste mais estou correndo atrás, experiência profissional na área segurança do trabalho a mais de 7 anos e tive conhecimento e uma oportunidade desenvolver um novo aprendizado na área logística e planejamento mais não esta assinado na carteira de trabalho.

  21. Edicléia

    3 anos atrás

    Muito obrigada pelas excelentes dicas!

  22. Carlos Castro

    2 anos atrás

    Excelentes dicas!!!

  23. Luisa

    2 anos atrás

    As dicas são ótimas nos ensina como nos comportar numa entrevista pois na maioria das vezes cometemos deslizes por não saber como comporta. Obrigado

  24. José Benedito Martins

    2 anos atrás

    parabens e obrigado pelas informações..
    são muito uteis.

  25. wenderson alves

    2 anos atrás

    muinto bom
    Valeu, irei utilizar as informações passadas.

  26. João Silveira

    2 anos atrás

    Parabéns ao site vagas!!!
    Muito bacana as dicas e, por mais que já tenhamos uma certa experiência, são muito válidas para que possamos sempre validar e atualizar nossos conhecimentos.

  27. Sandra Velasco

    2 anos atrás

    Gostaria de saber qual o tema de redação que as empresas estão esperando que nós ?Quando o tema for livre . O que escrever ? Sobre o que falar ?

  28. tatiani

    2 anos atrás

    Obrigada pelas dicas vão me ajudar muito!

  29. Jeann Marques

    2 anos atrás

    Ótimas dicas. Vou salvar essas dicas. Passei por uma entrevista recentemente e ainda não tive resposta. Mas usarei essas dicas para as futuras entrevistas, se eu não obter resposta positiva nesta última.

  30. Ramon

    2 anos atrás

    Ótimas dicas principalmente para quem esta buscando nova recolocação no mercado de trabalho.

  31. Elaine Batista Garcia

    2 anos atrás

    Otimas dicas !!!
    Só lamento pelas Empresas da área contábil, exigerem tanto a graduação completa para Analista Contábil. Isso é só no RJ, pois em SP, fazendo uma comparação, lá o que conta mesmo é a experiência, uma vez que Analista Contábil não assina o balanço da Empresa, o Analista é subordinado ao Contador, ele sim tem a função de assinar o balanço. É uma pena, as Empresas perde bons profissionais com experiência que estão cursando a faculdade, que nem sabem derrepente do porque que essas pessoas não concluiram sua graduação. Acho de verdade que quem perde com isso são as Empresas. Eles deveriam ter em mente que um Contador formado vai para o mercado em busca de exercer o cargo de Contador, não de Analista. É lamentável.

  32. Marcio Justino

    2 anos atrás

    Parabêns dicas perfeitas.

  33. Marcio Justino

    2 anos atrás

    Vou por em pratica, adorei as dicas.

  34. Aline

    2 anos atrás

    Útil?? Eu diria extremamente Absurdo. Quer dizer que as pessoas são induzidas a falar o que que entrevistador quer ouvir e se comportar da maneira que eles esperam O que nem sempre coincide com quem realmente a pessoa é. Ridículo!! Agora eu me pergunto, qual é nível de autenticidade do profissional, da entrevista, do entrevistador, da avaliação?? Vou além..quanto a qualidade da contratação.

  35. Aline

    2 anos atrás

    O pior é contradição da ultima dica…tipo se comporte assim, fale isso, não fale aquilo…mas no final: “Seja você”..é para rir mesmo. Aliás, são esses casos que é melhor rir para não chorar. Afinal, muitas empresas no Brasil abraçam essa técnica de avaliação “Genial”.

  36. Valdênia

    2 anos atrás

    Ótimas dicas, depois de 8 anos numa mesma empresa, totalmente fora dessa rotina de buscas e entrevistas de emprego, muito bom ter dicas valiosas de como comportar entre outros detalhes. Perfeito.

  37. Rosy Moraes

    2 anos atrás

    Excellent

  38. leonardocaik

    2 anos atrás

    Isso Me Ajuda Muito Amanha Tenho Uma Entrevista De Emprego!

  39. eva fabiana

    2 anos atrás

    muito o brigado pelas dicas,eu sempre que faço seleção de em empregos,fico muito nervosa,isso muitas vezes me atrapalha.gostaria de saber se teria alguma dica para acabar com isso.muito grata pela atenção.

  40. André Nilton

    2 anos atrás

    Foi muito bom passar por isso novamente, rever esses conceitos antes de uma entrevista.

  41. Carlos

    2 anos atrás

    top….

  42. Mathues

    2 anos atrás

    Eu achei algumas dicas boas.
    Mas se todo mundo for assim eu só serei mais um igual a todos e não terei autencidade

  43. Mirian Marcelino

    2 anos atrás

    Teoricamente, tais dicas são boas, mas não funcionam na prática. Digo isso, pois faz um ano e meio que estou desempregada e depois de ter trabalhado quatro anos e meio em telemarketing, ramo que não quero mais e não supre minhas necessidades. Participei de várias entrevistas de empregos de vagas que não exigiam experiência, fui bem vestida, sempre chegando ao local com meia hora antes do marcado, breve discurso e com currículo bem atualizado e elaborado. Eles sempre me dispensavam com aquela desculpa esfarrapada “obrigado por sua presença no processo seletivo, mas você não tem perfil!” Ninguém sabe o mistério e desafio qualquer funcionário de RH me responder acerca e o porquê desse, que muitas vezes é tido como discriminatório.

  44. Maria

    2 anos atrás

    Estava precisando muito, obrigado!

  45. JOCIMAR LEMOS CHAVES

    2 anos atrás

    PARABÉNS, FERNANDA BOTTONI! AS DICAS SÃO TOTALMENTE VÁLIDAS. FEZ-ME RECORDAR O CURSO GESTÃO EM RH QUE TERMINEI EM 2009.

  46. André

    2 anos atrás

    Quando se quer alcançar se busca e desenvolve ações para tal.

    Obrigado pela informação.

    Grato.

  47. Ronyelle

    2 anos atrás

    boa tarde gostei das dicas ainda nao tenho profissao mas estou cursando admisnitraçao.

  48. Vanda

    2 anos atrás

    Valeu pela dica, mas quero deixar bem claro que em algumas ocasiões o selecionador,não tem as informações necessárias, para avaliar o candidato, em muitas empresas são meninas totalmente despreparadas.
    Fui recentemente em uma entrevista para a Vaga de ADM, em uma conceituada empresa, mas era como se eu estive em uma agência de modelos….

  49. rodrigo

    2 anos atrás

    Muito bom,estou mais calmo agora.

  50. neide

    2 anos atrás

    obrigado.por essas dicas.

  51. edmilso gomes

    2 anos atrás

    obrigado essas dicas vam me ajudar muito……

  52. Sérgio

    2 anos atrás

    Excelente, tirei várias dúvidas e tenho certeza que vou aplicá-las

  53. Mônica

    2 anos atrás

    caraca,amanha tenho a minha 1 entrevista muuuuuuuuito nervosa,mas vai dar tudo certo se Deus quiser

  54. Yan Matheus Silva

    2 anos atrás

    Mt obrigado. Otimas dicas.
    Vou hoje a tarde em uma entrevista para estagio e estou muito nervoso.

  55. Daniel

    2 anos atrás

    Adorei a orientação, depois de 16 anos sem procurar uma recolocação profissional estou disponível para o mercado e com certeza será relevante para que isso aconteça.

    Abraços,

    Daniel Nunes

  56. MARIO MARQUES

    2 anos atrás

    Obrigado

  57. gabriela

    2 anos atrás

    Boas dicas agr e espera o dia espero q da certo primeira entrevista estou muita anciosa que deus me ajuda q da tudo certo

  58. Renata Silva

    2 anos atrás

    Eu decidi me demitir do meu último emprego por não aceitar a maneira como o dono da empresa trata os funcionários ( todas as ordens são dadas a base do grito, isso com todos os funcionários e todos os dias) , o que eu devo falar na entrevista quando me perguntarem por que eu sai? Tenho medo de falar a verdade e soar como se eu estivesse falando mal da empresa.

  59. Lucas Ferreira

    2 anos atrás

    Essas perguntas são as melhores.vão me ajuda muito.

  60. narajane

    1 ano atrás

    Muito útil.vou ter mais desempenho na entrevista de emprego.

  61. adecinosemedo

    1 ano atrás

    muito bom essas dicas

  62. Leonardo franco Poubel

    1 ano atrás

    Excelente dica que ajuda bastante

  63. danilo come

    1 ano atrás

    Gostei das dicas passarei a aplica-las frequentimente

  64. Julyana

    1 ano atrás

    Muuito bom! Gostei muito das dicas , eu estava nervosa um pouco tensa .. mais estou um pouco tranquila agr !! VOU ler novamente amanha ha caminho da entrevista

  65. Robson Ribeiro

    1 ano atrás

    parabéns pela orientação esclareu muitas ideias obrigado

  66. Robson Ribeiro

    1 ano atrás

    aprendi mt cm a explicacao

  67. Luan marcos

    1 ano atrás

    Gostei das dicas, muito obrigado

  68. luiza

    1 ano atrás

    As dicas que me serviram melhores até agora!!!

  69. Lucas Henrique

    1 ano atrás

    Muito bom, eu estava mesmo precisando de umas dicas de emprego

  70. JOSE MAURICIO DE SOUZA

    12 meses atrás

    Bom dia a todas e todos.

    Primeiro quero parabenizar as dicas apresentada aqui, meu ultimo emprego trabalhei por 11 anos exerci vários cargos, assessor de diretoria, coordenador de logística, gerente de RH, por ultimo Diretor administrativo financeiro e fãs três anos que não procuro uma colocação por ter optado por ter minha própria Empresa mas neste momento estou retornando ao mercado de trabalho e estas informação e muito oportuna.

    Muito obrigado
    Mauricio.

  71. Maira patricia

    7 meses atrás

    obrigado pela dica. foi boa

  72. Remat Gany

    7 meses atrás

    Muito boa as dicas…valeu mesmo

  73. Camila Cazuza

    7 meses atrás

    Muito boa as dicas. Obrigada! :)

  74. Jackson

    6 meses atrás

    É muito bom poder contar com pessoas experientes para nos dar boas dicas, parabéns pelo trabalho, continuem isso é muito importante.

  75. Elisabete

    5 meses atrás

    Ótimas dicas, pena que até agora não recebi nen uma ligação, mas mesmo assim vou ficar no aguardo de uma oportunidade.

  76. Guilherme Vieira da silva

    5 meses atrás

    Obrigado, colocarei em prática na próxima entrevista.

  77. Marcelo de Moraes Silva

    5 meses atrás

    Dicas são sempre bem vindas.

  78. Cassio Silva Lagares

    5 meses atrás

    Essas dicas são imprescindíveis para uma boa apresentação, admiro muito as abordagens técnicas profissionais passada por este site! Parabéns

  79. Cristiana Velozo da Cruz

    5 meses atrás

    Muito útil essas dicas, adorei obrigada.

  80. JAILSON SILVA BARROS

    5 meses atrás

    Estas dicas são essenciais ao candidato, mas, não são tudo. O candidato deve estar ciente do ambiente de trabalho, remuneração e a futura equipe de trabalho. Jamais foque somente no salário. Sou a favor da máxima de que só procure um lugar pra trabalhar, se você for prazeroso pra você este lugar.

  81. Rafael Aganetti

    5 meses atrás

    Dicas muito boas.Valeu!!!

  82. Eduardo Araujo

    5 meses atrás

    Essas dicas não são apenas para entrevistas.. são para a vida!

  83. Simone Peixoto

    5 meses atrás

    Obrigada pelas dicas!

  84. Amanda Guimarães

    5 meses atrás

    Ótima dicas, com certeza ajudará e muito nas entrevistas de emprego.

  85. Felipe

    5 meses atrás

    Ótimas dicas, agora é só colocar em pratica nas entrevistas, brigado mesmo.

  86. JOSIAS NASCIMENTO

    5 meses atrás

    Passei aqui e estou feliz!
    Pronto! Agora irei a uma entrevista que irá mudar a minha história profissional.

    Obrigado!!

  87. Newton Carlos de Oliveira

    5 meses atrás

    Dicas simples e bastante agregadoras.

  88. Yaguuh

    4 meses atrás

    Muito prestativa está lista de dicas obgd

  89. Mit.

    4 meses atrás

    Obrigada pelas dicas, as usarei amanhã.

  90. Pedro de Araú filho

    4 meses atrás

    Parabéns pelas dicas, nos dar um bom direcionamento…

  91. Juliane

    4 meses atrás

    Muito legal as dicas, dá um frio na barriga….

  92. lucivalda s dos santos

    3 meses atrás

    Obrigado pelas dicas interessantes!

  93. jenison

    3 meses atrás

    Muito boa essas dicas da p apeoveita bastante

  94. Simone Martins de Oliveira Gavioli

    3 meses atrás

    Bom dia,

    Muito Obrigada pelas dicas, jeito simples e competente de nos motivar!

  95. Eveline

    3 meses atrás

    Me Ajudou Bastante
    Muito Obrigada Pelas Dicas

  96. ALÊSSA

    3 meses atrás

    ADOREII AS DICAS.VÂO ME AJUDAR MUITO NA MINHA ENTREVISTA………vai da certooooooooooo

  97. Ana Paula

    2 meses atrás

    Dicas ótimas. obrigado e sucessos.

  98. Artur Barbosa

    2 meses atrás

    Ótimas dicas obrigado !

  99. Mariana

    2 meses atrás

    Ameii, muito obrigada, valeu muito suas dicas

  100. Samuel

    1 mês atrás

    Boa noite!

    Obrigado pelas dicas.

  101. wesley danilo

    4 semanas atrás

    Obrigado! essas Dicas Vão me ajudar Muito .

  102. Camila

    3 semanas atrás

    Obrigada, excelentes dicas. Vão me ajudar bastante.

  103. Nelci

    3 semanas atrás

    Obrigada pela dica.
    Serei sempre grata a vcs.

  104. Fabiane Fonseca

    3 semanas atrás

    Na verdade é muito difícil saber o que está por trás do processo seletivo, cada empresa adota uma forma de faze-lo de acordo com suas necessidades e por mais que esteja bem preparado, com boas experiências, um bom currículo e seguindo todas as dicas acima. Nunca saberemos de fato o que o entrevistador espera e o motivo real porque não agradamos, enfim, acredito que fazer um pesquisa sobre a empresa ser uma das melhores dicas, tentar captar nessa pesquisas quais as competências que a empresa está tentando encontrar para vaga oferecida, para o candidato também é bom, pois, tem a chace de ver se tem o perfil que a empresa busca.

  105. Alicia

    2 semanas atrás

    obg gostei das dicas

  106. Gerson Carvalho

    1 semana atrás

    São dicas muito boas, principalmente àqueles que possuem pouca vivência em Processos Seletivos.
    Lembrando que, não existe padrão de comportamento (exceto os essenciais, citados acima e os que aprendemos desde a infância), portanto, sejamos nós mesmos, pois se formos convocados, é porque temos o perfil da vaga.
    Ao pensar desta forma, agiremos com confiança, o que garantirá o sucesso da contratação!

    Abraços e sucesso a todos nós, que buscamos um novo desafio!

  107. Joao Vitor

    1 semana atrás

    Muito bom, vai me ajudar muito na entrevista, Obrigado .

Deixe um comentário