">

Empregos

Mídias sociais: o que o mercado quer

Sonha em trabalhar na área? Saiba o que os especialistas estão dizendo

por Fernanda Bottoni

Muita gente sonha em trabalhar com mídias sociais, mas nem todo mundo sabe, na prática, quem é o profissional que esse mercado procura. Para entender essa demanda, ouvimos Gabriel Borges, sócio da Ampfy, agência especializada no assunto, e Renata Renault, community manager da VAGAS.com. Confira o que eles dizem:

– Em uma agência especializada em redes sociais, como a Ampfy, existem diversas funções. As principais são elaboração de estratégia de presença da marca na redes sociais, idealização de conteúdo, redação de conteúdo, direção de arte de conteúdo, interação com o consumidor e monitoramento e análise de performance das iniciativas.

– Profissionais que trabalham nessa área normalmente são formados em jornalismo, relações públicas, marketing ou publicidade. “O trabalho normalmente é dividido entre conteúdo e planejamento”, diz Renata. “Quem trabalha com conteúdo normalmente é o jornalista, quem cuida do planejamento pode vir de publicidade ou marketing, por exemplo.”

– Embora o trabalho possa ser “dividido” entre conteúdo e planejamento, o mercado busca profissionais completos – bom texto com pensamento estratégico. Para completar, são desejáveis conhecimentos de edição de imagem e mensuração de resultados.

– Quando um profissional se candidata a uma vaga desse tipo, é comum que a empresa cheque mais atentamente o seu perfil nas redes. “Observamos a fluência da pessoa com os meios e a capacidade de articulação nos seus posts”, diz Borges.

renata renault community manager mídias sociais– Ou seja, um pré-requisito para essa função é ser heavy user de todas as redes que estão na moda e também das que estão surgindo agora e ninguém sabe dizer ainda se vão pegar ou não.

– Conhecimento de inglês também é um grande diferencial, já que a maioria das novidades vem de fora e o profissional precisa estar antenado para descobrir as tendências antes dos concorrentes.

– Outro requisito é ser organizado e bem planejado. “Não é uma área em que você acorda e pensa ‘hoje vou fazer isso'”, alerta Renata (foto ao lado). “É preciso criar rotinas de postagens, campanhas com processos, métodos e objetivos e, claro, acompanhar e mensurar todos os resultados”, explica.

– O profissional de mídias sociais também deve estar apto a lidar com crises. “Ele está na linha de frente, lidando com o público, disposto a ouvir a todos para assim poder se posicionar da melhor maneira possível”, diz Renata.

– Outro diferencial interessante é o conhecimento em sociologia e antropologia. “Como ele lida com o público, quanto mais ele entender o comportamento das pessoas, mais efetivo será o seu trabalho”, afirma a community manager.

Vagas de emprego relacionadas

2 Comentários

  1. DENISE MEDEIROS TAVARES

    2 anos atrás

    gostaria de receber informações sobre mídias sociais e como realizar os cursos
    para a comunidade carente em porto alegre.E como enviar pessoas para os cursos, existe alguma bolsa, ou curso gratuito.

  2. AUKY MEDEIROS TOMAZ

    2 anos atrás

    gostaria de receber informações sobre mídias sociais e outros cursos.
    estou buscando me colocar no mercado de trabalho, estágios.
    No aguardo de sua resposta, já agradeço .

    AUKY M.TOMAZ

Deixe um comentário